NOTÍCIAS

Turnê 50 anos de voz nas estradas em Salvador

Patrocinados pelo Natura Musical, show que comemora 50 anos de carreira de um dos mestres da MPB chega a Salvador, dia 1 de setembro, no Teatro Castro Alves, e terá as participações especiais de Lô Borges e Carlinhos Brown

Em dezembro de 1962, o jovem Milton do Nascimento formou-se na Escola de Comércio Nossa Senhora d'Ajuda, na pequena Três Pontas, ao sul de Minas Gerais. Bom filho e bom moço, havia seguido o conselho dos pais: ter um diploma e uma profissão que pudessem garantir um futuro. Garantia em mãos, pegou o trem de ferro rumo à capital mineira. Da plataforma da estação, fez seu ponto de partida. Em Belo Horizonte, entrou para o Conjunto Holliday, foi morar no Edifício Levy, conheceu os Borges, os Guedes. Trabalhou como escrituário. Tocou contrabaixo. Cantou como crooner. Assistiu à Jules et Jim e começou a compor. Queimou a inscrição para o vestibular de economia e decidiu que a música seria o seu futuro, essa era a única garantia.

De lá para cá, conseguiu não apenas viver da música, como viver a música na sua plenitude. Lançou mais de trinta discos solo, acumulou Grammys, chaves de cidades pelo mundo à fora, cantou ao lado de grandes nomes da música nacional e internacional, compôs para o teatro, o cinema, a tv, fez novos amigos por onde passou, levou a sua voz aos quatro cantos do mundo, sem jamais abandonar as suas raízes, o seu quintal.

Agora, passadas cinco décadas desde o dia em que decidiu colocar de vez o pé nessa estrada, Milton Nascimento sobe aos palcos para revisitar momentos marcantes da sua trajetória com o show "Milton Nascimento - 50 anos de voz nas estradas", que celebra ainda os 45 anos da música que o consagrou, Travessia, e 40 anos do disco Clube da Esquina. "Esse ano está sendo muito especial para a gente e fico muito feliz de poder dividir isso com as pessoas, as músicas que a gente fez, as histórias que a gente viveu, é muita emoção", diz Milton Nascimento.

Concebido pelo diretor Regis Faria, o show se prepara, como um bom maquinista, ora para conduzir o público pelos trilhos de grandes sucessos da obra de Milton, ora para surpreender com preciosidades de um dos repertórios mais ricos da música popular brasileira. Mas "Milton Nascimento - 50 anos de carreira" segue também por outros caminhos. Além de uma celebração musical, o público irá presenciar a celebração da amizade, que sempre foi um dos nortes na vida de Milton Nascimento. No palco, o anfitrião recebe a presença especial de Lô Borges, amigo que dividiu com ele o disco Clube da Esquina, e de Carlinhos Brown, que também faz parte da trajetória de Milton Nascimento tendo, entre outros, participado do emocionante especial A Sede do Peixe, de Milton Nascimento, lançado em DVD em 2004.

A turnê que celebra os 50 anos de carreira de Milton Nascimento, já passou por Belo Horizonte, Brasília e São Paulo e agora chega a Salvador, no dia 1 de setembro, sábado, às 21h, no Teatro Castro Alves. Depois, passa ainda por Três Pontas (08.09), Porto Alegre (15.09) e encerra a turnê no Rio de Janeiro (06.10), porque o trem que chega é o mesmo da partida, a hora do encontro é também despedida.

Em paralelo aos shows, o projeto, apresentado pela Natura, com patrocínio do Natura Musical, co-patrocinio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, transporte oficial da Gol e realização da Marolo Produções, prevê ainda a gravação de um DVD, a realização de debates sobre a obra de Milton Nascimento e a identidade brasileira e o portal www.milton50anos.com.br que já está no ar.

Em Salvador, a palestra/bate-papo integra o programa "Conversas Plugadas", do Teatro Castro Alves, que, há anos, tem realizado um importante papel na disseminação de conhecimento e promoção da reflexão. O "Conversas Plugadas" sobre a obra de Milton Nascimento e os aspectos da produção cultural, será com a jornalista e produtora cultural Maria Dolores, autora do livro "Travessia - a vida de Milton Nascimento" (ed. Record) e produtora do projeto "Milton Nascimento - 50 anos de carreira". O bate-papo acontece no dia 30 de setembro, às 19:00, no Teatro, Sala do Coro. Entrada franca.

Para a Natura, ter o Milton Nascimento entre os artistas patrocinados concretiza o desejo pela formação de uma cesta de projetos apoiados que simbolizam a diversidade e a riqueza da música brasileira em todos os estágios da produção musical. "Milton é um artista cujo repertório tem reconhecimento internacional e já tem seu legado registrado no cenário cultural brasileiro. Estamos mais contentes ainda por viabilizar uma turnê inédita, que reúne Milton com músicos que fizeram parte da sua trajetória e novos nomes da música brasileira, e ainda promove o acesso com ingresso a preços acessíveis", conta Karen Cavalcanti, gerente de marketing institucional da Natura.

Sobre o Natura Musical

É o Programa de apoio à cultura brasileira da Natura com foco em música, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet ou do Audiovisual; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; as Turnês Nacionais de artistas reconhecidos do grande público e da crítica especializada e os Festivais. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 170 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 17 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 600 mil pessoas beneficiadas. Saiba mais no portal www.naturamusical.com.br ou nas redes sociais do programa no Facebook, Twitter e Youtube.

Sobre a Natura

A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita anual superior a R$ 5,5 bilhões. Sediada em Cajamar, São Paulo, a companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França.

O desenvolvimento sustentável orienta a maneira de a empresa fazer negócios desde sua fundação em 1969. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1, 435 milhão de consultoras, sendo 1, 179 milhão no Brasil e cerca de 256 mil no exterior, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores.
Para a Natura, inovação é um dos pilares para o alcance deste desenvolvimento sustentável. No ano passado, destinou R$ 146,6 milhões e lançou 164 itens, atingindo um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos 2 anos, de 64,8

Serviço:

Natura apresenta Milton Nascimento - 50 anos de voz nas estradas
Data: 1 de setembro, sábado
Horário: 21h
Local: Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/n, bairro Campo Grande, Salvador)
Patrocínio: Natura Musical
Co-patrocínio: Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre
Capacidade: 1554 lugares
Censura: 16 anos (desacompanhados). Menores dessa idade somente acompanhados dos pais ou responsáveis.
Duração: Aproximadamente 2h
Estacionamento: não há serviço de estacionamento ou valet.

_____________________________________

Assessor de imprensa Milton Nascimento
Danilo Nuha
danilo@miltonnascimento.com.br
(21) 8633-9802

---------------------------------------------------------

Assessoria de Imprensa Natura Musical
Marra Assessoria de Comunicação Ltda.
Paulo Marra - marra@paulomarra.com.br
Luciano Pereira - pereira@paulomarra.com.br
Aline Peralta - alineperalta@paulomarra.com.br
(11) 3258 4780