NOTÍCIAS

Diário de Estrada - Bituca's Trip Nº 7 - Salvador (BA)

Acompanhe os bastidores da primeira viagem de Milton Nascimento em 2011.

Há alguns anos atrás, numa praia em San Diego, Califórnia, um grupo de surfistas se preparava para cair no mar ao som de Milton Nascimento. O dia era de boas ondas. No meio deles, havia um músico, que também aguardava o momento certo de entrar na água quando a voz de Milton chamou sua atenção. Era o primeiro contato de Jason Mraz com a música de Bituca, e o disco que servia como pano de fundo para os surfistas em San Diego era o Clube da Esquina.

Tempos depois, Jason esteve no Brasil para uma série de shows, foi quando deu uma entrevista para a TV falando de sua admiração por Milton. Ao saber da entrevista, Bituca enviou uma carta e alguns discos de presente para Jason. Começava aí uma nova amizade. Na visita seguinte de Jason ao Brasil, em maio de 2010, Milton convidou o músico norte-americano para uma viagem até Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Milton tinha ido participar de um ato a favor dos índios da Nação Guarani, uma das etnias que mais sofre atualmente com o descaso do governo.

Na volta de Campo Grande, Milton e Jason se reuniram algumas vezes no Rio para compor a música "Simply All", gravada no estúdio Casa do Mato, sob a supervisão do engenheiro de som Ronaldo Lima. A gravação de "Simplesmente Tudo" - nome em português da música - no dia 20 de maio, foi o último encontro entre Milton e Jason em 2010.

Eles ainda se comunicaram algumas vezes por email. E um novo encontro começou a ser arquitetado, mas, desta vez seria diferente. A dupla fechou 2010 planejando a primeira aparição num palco. E o lugar não poderia ser melhor: Salvador, Bahia, 5 de fevereiro de 2011.

Orixás, Itapuã, Rio Vermelho e a mistura do acarajé no caldeirão surf-music das Minas Gerais

Era pouco mais de meio dia quando Milton Nascimento desembarcou no aeroporto internacional de Salvador. Sue Saphira, uma das melhores amigas de Bituca, estava esperando por ele junto com o marido, Ricardo. Bituca e Sue se conheceram em São Paulo, em abril de 1966, durante o Festival Berimbau de Ouro da TV Excelsior, quando ele foi defender "Cidade Vazia", música de Baden Powell e Lula Freire.

Em seu primeiro festival, Milton foi eleito o melhor intérprete, e "Cidade Vazia" ficou em quarto lugar na classificação geral. E apesar do prêmio de melhor intérprete, Bituca não gostou nada do clima de competição entre os artistas no festival, e até hoje costuma dizer que a melhor coisa que lhe aconteceu no Berimbau de Ouro foi a amizade com Sue.

E como acontece todas as vezes em que viaja a Salvador, Bituca se hospedou na casa de Sue, no bairro do Rio Vermelho. Milton se sente muito bem na Bahia, mais ainda na companhia de grandes amigos como Sue e Ricardo.

O primeiro dia no nordeste era de descanso, Bituca deixou as malas no quarto, deu uma olhada para o mar do Rio Vermelho e ficou na varanda colocando o papo em dia. O restante da equipe, João Vitor Campos (Nascimento Música), Paulo Lafayette (empresário) e Darck Fonseca (roadie), se hospedaram no Hotel Deville, a poucos metros da praia de Itapuã, território de Vinicius e Caymmi.

Em sua turnê pelo Brasil, Jason Mraz incluiu "Tudo que você podia ser" (Lô e Márcio Borges) no repertório. A música foi lançada por Milton em 1972, no álbum Clube da Esquina I. E Jason pediu ajuda de Milton para corrigir algumas coisas e cantou a música em todos os shows que fez no Brasil em 2011, inclusive na Bahia.

O combinado antes do show era de que a dupla cantaria "Simply All" no bis, logo após Jason cantar "Tudo que você podia ser".

Antes de seguir para o show, Milton passou no Hotel Deville para encontrar Lafayette, Darck e João Vitor. Todos, mais a equipe de Jason, sairiam em comboio - com direito a batedores - para o local do evento.

A equipe chegou ao Festival de Verão de Salvador por volta das oito da noite. Milton seguiu direto para o camarim. Minutos depois, chega Jason e seu cinegrafista. O norte-americano trazia um caderno com algumas anotações em português para dizer na hora do show. Milton deu mais algumas dicas do que ele poderia falar ao público e os dois ficaram conversando por mais algum tempo.

Apesar da fama internacional, Jason passa a imagem de ser uma pessoa bem simples no cotidiano. Em todos os encontros com Milton, ele sempre tratou a equipe de Bituca muito bem. E não há notícias dele ter feito grandes exigências em qualquer uma destas ocasiões. Neste ponto, ele e Milton tem muita coisa em comum, e talvez por isso a amizade entre eles tenha dado tão certo. O elo principal nessa relação entre Jason e Milton é nada menos que a simplicidade e o anti-estrelismo de ambos.

Jason deixou o camarim de Milton a menos de trinta minutos do show. O cinturão de seguranças já aguardava o momento de levá-los ao palco. Uma sirene a plenos decibéis avisara a plateia que era hora de tomar posição, esse era o procedimento sempre que ia começar algum show no Festival. Eram nove e quarenta da noite. Com muito sacrifico, devido ao tumulto causado pela histeria de quase uma centena de fãs que os perseguia, Jason e Milton conseguiram chegar atrás do palco.

De acordo com a organização, cerca de 60 mil pessoas compraram ingresso para o último dia de festa na capital bahiana. Jason fez um show repleto de sucessos conhecidos do público brasileiro como "I'm Yours" e "Lucky", que teve a participação da cantora Tristan Prettyman nos vocais. Tristan, que já tem três discos lançados, é noiva de Jason. E de acordo com o cantor, como forma de protesto contra a legislação norte-americana, eles só devem se casar quando a união entre pessoas do mesmo sexo for liberada nos EUA.

Na hora do bis, a plateia recebeu muito bem Jason cantando sua versão para "Tudo que você podia ser", do legendário Clube da Esquina que ele aprendera a ouvir com os surfistas em San Diego.

Na onda da vibração ocasionada pela música de Lô e Márcio Borges, Jason termina a música e chama Milton ao palco, que é ovacionado pela multidão. "Simply All" é apresentada pela primeira vez, e pode ser a primeira de muitas parcerias entre Milton e Jason. Por enquanto, o encontro ao vivo da dupla se limitou a uma só canção, mas eles prometem mais.

______________________
Danilo "Japa" Nuha
Assessoria de Comunicação
Nascimento Música
(21) 8633-9802
www.miltonnascimento.com.br
danilo@miltonnascimento.com.br