NOTÍCIAS

Milton Nascimento escreve texto sobre o Corpo de Bombeiros

Bituca lembrou de todas as histórias em que sua vida cruzou com a corporação

"A vida é uma série de acontecimentos mágicos e felizes. Por exemplo, acabei de receber Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II. Infelizmente não pude ir porque estava viajando, mas pedi ao meu irmão Lô Borges que fosse me representar, a pessoa que me é mais chegada. Tenho algumas histórias para contar:

1) Quando eu tinha entre 10 e 11 anos de idade, vim de Três Pontas (MG) para o Rio de Janeiro e fiquei na casa de minha madrinha Augusta, numa vila entre a Avenida Maracanã e a Rua Antônio Basílio. Foi uma época feliz. A nossa turminha de garotos pestinhas se reunia no quartel do Comando dos Bombeiros que ficava nas esquinas da Maracanã, Antônio Basílio e Rua José Higino. A gente jogava xadrez e dama. Era um barato, interrompido sempre que tocava o alarme e nossos amigos saiam correndo.

2) Voltei para Três Pontas (MG) e ouvindo rádio o dia inteiro, descobri a banda do Corpo dos Bombeiros. Era quase uma sinfônica e tocava música popular brasileira em marcha rancho. Os arranjos eram magníficos. E eu sempre achei que o corpo de bombeiros tinha uma relação musical.

3) Há pouco tempo eu estava fazendo minha caminhada diária pela praia da Barra e vimos quase 200 rapazes fazendo exercícios para se tornarem salva-vidas, que são considerados os melhores do mundo. Fiz minha caminhada e, quando estava voltando, eles estavam vindo em minha direção, correndo. Ao passarem por nós, um deles gritou: "Olha o Milton Nascimento ali!". Em seguida, cantaram "Canção da América", todos afinadíssimos e o canto era fantástico. Fiquei chateado porque ninguém tinha uma câmera para filmar aquele momento de beleza e alegria. E mais uma vez ficou provado que eles têm uma parentesco com a música. Me lembrei do que ouvia no rádio, quando era menino. E pergunto: onde está a banda? Sinto falta daquele som ótimo, fantástico. Tinha também a Banda dos Fuzileiros Navais, cuja a diferença é que eles tocam músicas clássicas, também em marcha rancho.

Agradeço ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais pela medalha, que me deixa feliz, pois, eu sempre fui fã deles. Eles que merecem ganhar uma medalha.

Para todos, uma grande abraço, heróis de nosso tempo que passaram por todas as épocas de minha vida".

Milton Nascimento - 17 de setembro de 2010