NOTÍCIAS

MILTON E ELIS, EM DUETO POSTUMO

Milton Nascimento grava dueto póstumo com Elis Regina em faixa que integra álbum brasileiro que revisita o repertório do Abbey Road - disco mais vendido da história dos Beatles... Confira o depoimento do jornalista e produtor Marcelo Froes, responsável pelo disco, que será lançado no próximo mês

* Ouça o áudio da gravação no MySpace Oficial Milton Nascimento

"Ano passado eu havia convidado Milton para participar do projeto ALBUM BRANCO, que regravou todas as faixas do album duplo dos Beatles de 1968 com grandes nomes - como Pato Fu, Cachorro Grande, Ze Ramalho, Flavio Venturini, Paulo Ricardo, Lobão, Zelia Duncan, Isabella Taviani etc. Mas na época ele estava numa longa turnê internacional e não teve oportunidade, e quando entreguei o disco de presente ao encontrá-lo este ano, comentei que como consequência daquele projeto estava rolando um outro projeto pra 2009, desta vez com uma outra turma regravando o disco ABBEY ROAD (de 1969) e outras faixas do mesmo período. Estavam no disco Jota Quest, Capital Inicial, Mallu Magalhães, João Donato, Joyce, Detonautas, Leoni, Biquini Cavadão, Raimundo Fagner, Maria Gadu etc, e ele comentou que o ABBEY ROAD era o disco que ele mais gostava dos Beatles.

Eu sabia que a faixa final GOLDEN SLUMBERS/CARRY THAT WEIGHT/THE END teria que ser gravada por alguém com um vozeirão. Cássia Eller já tinha cantado em 99, Elis Regina já tinha gravado em 71... E, como eu já tinha revirado os masters multicanais de Elis nos anos 90, eu sabia que existia o tape original de 4 canais de sua versão de Golden Slumbers/Carry That Weight, o que permitiria isolar a voz. Perguntei se Milton gostaria de fazer um dueto com Elis Regina, na lata. Ele não entendeu nada, e eu expliquei que existia o tape de 4 canais das sessões de 1971 e ele nem lembrava de algum dia ter ouvido a gravação.

Cheguei em casa, ripei o MP3 da versão original de Elis e enviei para Milton conhecer, enquanto pedia à Universal o licenciamento da voz de Elis (do multitrack) para que pudéssemos produzir uma nova base para o dueto. A Universal condicionou o prosseguimento do assunto à concordância da idéia pelos filhos de Elis - João Marcello Bôscoli, Pedro Mariano e Maria Rita. Todos três concordaram rapidamente e levamos algumas semanas negociando as bases contratuais para fazermos esta parceria no novo fonograma.

Eu sabia que Milton estava animado com a idéia e a gota d'água pra mim foi o dia em que Milton falou: "Penso nisso todo dia!". Insisti e finalmente fechamos o contrato com a Universal, o que nos permitiu ir adiante na concretização do dueto. Convidei para a produção Clemente Magalhães, que eu recentemente apresentara a Raimundo Fagner e tinha acabado de produzir o novo CD de Raimundo Fagner (agora já lançado, e muito elogiado, diga-se).

Marcamos um ensaio na casa de Milton, onde seria definido o arranjo do dueto em GOLDEN SLUMBERS/CARRY THAT WEIGHT e principalmente o trecho final THE END, que Milton cantaria sozinho pelo fato de Elis só ter feito as duas partes iniciais da canção em três atos. O ensaio fluiu bem, enquanto num estúdio da Barra a voz de Elis era copiada do tape original de 4 canais de 1971 para o Pro Tools. Na semana seguinte a base foi gravada e dois dias depois Milton visitou o estúdio, encantou-se pela gravação e em duas horas colocou a voz principal e todos backing vocals que já tinha imaginado para os mais de 6 minutos de gravação. Fechamos a mixagem e dias depois Milton voltou ao estúdio para aprovar.

Os fãs de Elis e Milton comentavam em comunidades do Orkut que eles infelizmente nunca tinham gravado juntos. Realmente, isso nunca ocorreu ... embora ambos tenham se encontrado no estúdio quando ambos participaram de um disco dos Borges em 1979... há exatos 30 anos. Agora é pra valer e parece que estavam realmente juntos ali no estúdio, tamanha a qualidade obtida no canal de voz remasterizado."

Marcelo Froes

Para saber mais sobre o album e a gravação, confirma a reportagem do G1