TURNÊS

PIETÁ 2002

Pietá, que chega às lojas do Brasil no próximo dia 04 de Dezembro, é o primeiro trabalho solo e inédito de Milton Nascimento desde 1997. E promete trazer de volta um Milton como há um bom tempo não ouvíamos. O CD, que traz 16 belíssimas faixas, conta com a participação de três jovens cantoras que segundo as palavras do próprio artista, o deixam maluco.

Marina Machado divide com ele as faixas Casa Aberta e Imagem e semelhança. Simone Guimarães canta com ele Beleza e Canção e Boa Noite. A maior e mais esperada surpresa do CD é a participação de Maria Rita Mariano, filha da legendária cantora Elis Regina com o músico César Camargo Mariano, com quem Milton divide a alegre Voa Bicho e a belíssima Tristesse.

O CD também conta com a clássica Cantaloupe Island, gravada no Estados Unidos e produzida por Matt Pierson. A faixa, que traz Milton nos violões e vocais, conta com a participação de Pat Metheny no vilão solo e Herbie Hancock no piano.

Pietá também traz o maravilhoso arranjo de cordas criado pelo maestro Eumir Deodato, que veio especialmente dos Estados Unidos para esse trabalho. Isso tudo sem mencionar os produtores: Guto Graça Melo, Tom Capone e o próprio Milton.

Tudo isso reunindo canções de Milton Nascimento, Fernando Brant, Chico Amaral, Telo Borges, Lô Borges, entre outros... Enfim, Pietá é um disco clássico, do bom e velho Bituca, que com certeza agradará a todos os fãs da boa música brasileira.
Release da turnê "Pietá" 1998
Warner Music Brasil

As minas de Milton
As minas amam Milton...minas de ouro, minas da esquina, minas voadoras não identificadas, minas gerais. Milton sempre amou as minas também. Certa vez uma mina baixinha, que cantava como ninguém, afirmou que se Deus tivesse voz certamente seria a voz de Milton. Pietá foi criada em homenagem às deusas que o ensinaram a cantar como Deus. É uma oração ao Espírito Feminino da Terra na voz feminina do cantor. A cena de um ritual de iniciação vem à cabeça:o menino solitário se embriaga nas belas canções que feiticeiras entoam enquanto o Universo dança nas noites de lua cheia ao redor de um caldeirão fumegante de sol. Induzido por tão generosas musas o pequeno aprendiz visualiza uma casa aberta onde entra sem qualquer medo. O cenário é só de beleza e canção. Há um caminho de espinhos que se transmuta num mar de rosas tão logo o menino se deixa hipnotizar pelo canto misterioso de três encantadoras sereias: Marina; Simone e Maria Rita. É na companhia delas e de talentosas criaturas musicais que ele agora desvenda o mundo dos mortais transformando à sua imagem e semelhança o que há de mais puro na lágrima e no rio. Bonjour tristesse e boa noite. Às vezes Deus exagera, ou quem sabe isso quer dizer amor em outro lugar. Eis que contemplando um beira-mar novo o menino enfim escuta das vozes do vento o segredo da Vida.

Pietá é uma viagem musical lisérgica cujo efeito colateral provoca uma metanóia existencial nunca d'antes navegada. Cantar o corpo da mulher o homem comum o faz, cantar a alma feminina só Deus é capaz. Que a Grande Mãe de todas minas cheias de graça do Universo abençoe Milton pelos séculos dos séculos, amém.
Rita Lee
Novembro de 2002