TURNÊS

SEMENTE DA TERRA 2017-2018

 

MILTON NASCIMENTO TURNÊ SEMENTE DA TERRA

2017-2018

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

              BREVE ENSAIO SOBRE BITUCA

Ao longo de mais de cinquenta anos de uma premiada carreira internacional, Milton Nascimento já abraçou diversas causas sociais e militou ao lado dos grupos ambientais mais importantes do mundo.

O caráter político de sua música estão evidentes desde o primeiro disco, “Milton Nascimento” – lançado em 1967 – álbum revolucionário que completou 50 anos em 2017.

De lá pra cá, Milton realizou projetos aclamados pela crítica ao mesmo tempo em que despertava a opinião pública para a situação de índios (TXAI), negros (MISSA DOS QUILOMBOS), trabalhadores sem terra (LEVANTADOS DO CHÃO), mulheres (PIETÁ) e crianças (SER MINAS TÃO GERAIS). E, enquanto cantava pelo mundo seus grandes sucessos, nunca deixou de lado a mensagem social de sua música. 

Numa trajetória festejada não somente com cinco estatuetas do Grammy, mas também com prêmios ecológicos como o Rain Forest (O Nobel da Ecologia), além de diversos títulos - é doutor honoris causa no Brasil e nos EUA - e outras homenagens, Milton jamais havia feito nos palcos algo que ficasse em evidência TODAS as causas de que tomou frente durante a carreira.

Sendo assim, a proposta deste concerto é unificar as várias lutas de sua biografia num único e emocionante espetáculo. Tudo de uma forma nunca antes vista, com um repertório que passa pelas principais faces de um dos artistas mais combativos quando o assunto é injustiça social.

Neste grave momento de crise política no país, nada seria mais forte do que ter MILTON NASCIMENTO nos palcos, com sua mensagem de esperança num mundo melhor e, principalmente, num homem melhor.

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Com esperança fortalecida, Bituca anuncia volta aos palcos com o show "Semente da Terra"

Temática social presente no repertório é a marca do mais novo projeto do artista

Ava Nhey Pyru Yvy Renhoi, ou, Semente da Terra, este é o nome que Milton Nascimento recebeu de 37 lideranças espirituais da Nação Guarani Kaiowá numa cerimônia realizada em 2010.  

O nome de batismo Guarani, concedido para pouquíssimas pessoas nascidas fora da tribo – surgiu a partir da percepção que os índios tiveram ao olhar uma foto de Milton. Nenhuma das lideranças jamais tinha ouvido falar dele antes deste evento, que reuniu índios de várias etnias em Campo Grande (MS), onde Milton se apresentou para sul-mato-grossenses e comunidades indígenas.

E após uma discussão fechada de quase duas horas em que uma foto de Milton era passada de mão em mão, caciques e pajés – que estavam num dos camarins - entraram durante o show de Bituca e fizeram o batizado ali mesmo, no palco. Semente da Terra, nome de batismo concedido pelos índios naquela noite, foi o nome escolhido para sacramentar essa volta de Milton ao encontro direto de seu público, após um ano de período sabático.

Este show, Semente da Terra, tem a direção artística de Danilo “Japa” Nuha. Já a direção musical é de Wilson Lopes (que também toca violão), acompanhado de seu irmão, Beto Lopes (sete cordas), do baterista Lincoln Cheib, além do contrabaixo de Alexandre Ito, dos vocais de Barbara Barcellos, do piano de Kiko Continentino e dos metais de Widor Santiago.

O repertório foi escolhido através de uma seleção com forte conotação política e social que foi sendo afiada em suas três últimas turnês: "Uma Travessia - 2012", "Linha de Frente" - em parceria com Criolo em 2014, e a Tour "Tarde", realizada em 2015. 

Desta forma, Milton e banda nos trazem, através da música, uma reflexão de dias extremos - como os atuais. Porém, cheios de esperança - ainda mais fortes. E, através de canções que marcaram profundamente 50 anos de história a partir da primeira gravação de Travessia, Milton chega em 2018 renovado, com a força de seu canto, sua raça, seus sonhos e, principalmente, sua coragem. 

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

SUGESTÃO DE SET LIST

1.        TRAVESSIA (Milton Nascimento e Fernando Brant)

2.        ENCONTROS E DESPEDIDAS (Milton Nascimento e Fernando Brant)

3.        CREDO (Milton Nascimento e Fernando Brant)

4.        IDOLATRADA (Milton Nascimento e Fernando Brant)

5.        O CIO DA TERRA (Milton Nascimento e Chico Buarque)

6.        ME DEIXA EM PAZ (Monsueto e Aírton Amorim)

7.        ALÉM DE TUDO (Milton Nascimento)

8.        MILAGRE DOS PEIXES (Milton Nascimento e Fernando Brant)

9.        CORAÇÃO DE ESTUDANTE (Milton Nascimento e Fernando Brant)

10.  SENTINELA (Milton Nascimento e Fernando Brant)

11.     CANOA CANOA (Nelson Ângelo e Fernando Brant)

12.     CAÇADOR DE MIM (Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá)

13.     SUEÑO COM SERPIENTES (Silvio Rodríguez)

14.     LÁGRIMAS DO SUL (Marco Antônio Guimarães e Milton Nascimento)

15.     NOS BAILES DA VIDA (Milton Nascimento e Fernando Brant)

16.     CLUBE DA ESQUINA 2 (Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges)

17.     CANÇÃO DO SAL (Milton Nascimento)

18.     MARIA MARIA (Milton Nascimento e Fernando Brant)

 

u  BIS BIS BIS

A LUA GIROU (Tema folclórico adaptado por Milton Nascimento)

CANÇÃO DA AMÉRICA (Milton Nascimento e Fernando Brant)

                  NADA SERÁ COMO ANTES (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)

CAXANGÁ  (Milton Nascimento e Fernando Brant)

 

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\