OBRA

CHICO REI 1985

CHICO REI UM FILME SOBRE A LIBERDADE

Em meados do século XVIII era intenso o tráfico de negros da África para o Brasil Colonial. Arrancados de suas tribos, separados dos membros das famílias eram amontoados em navios negreiros e mantidos aqui como mão-de-obra escrava.

Entre eles estava Chico Reis. A lenda conta que este negro passou por inúmeros sofrimentos (dentre eles a perda da mulher, jogada ao mar na viagem para o Brasil) e que, aqui chegando, teve sempre em mente libertar seu povo das correntes da escravidão.

Em Vila Rica (atual Ouro Preto) onde trabalhava, Chico Rei descobriu uma grande reserva de ouro que o permitiu comprar a carta de alforria e, tempos depois, a própria mina do Senhor endividado tornando-se o primeiro negro proprietário. Com o ouro da mina , os negros compraram sua liberdade e construíram no alto da cidade, uma igreja para a Padroeira, Santa Efigênia.

Direção Walter Lima Jr.
Fotografia José Antonio Ventura, Mário Carneiro
Música Milton Nascimento, Wagner Tiso
Produção Luiz Eugênio Muller, Paulo César Ferreira
Elenco Severo D´ Acelino, Claudio Marzo, Maria Fernanda, Antonio Pitanga, Carlos Kroeber, Cosme dos Santos, Othon Bastos, Maurício do Vale, Rainer Rudolf